sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pista de desvio da BR 356 deve ser entregue até segunda- feira


O martírio dos motoristas que necessitam usar a BR 356, no trecho entre Campos e Itaperuna, na altura da localidade de Três Vendas, próximo a divisa com Cardoso Moreira e estão tendo que passar por outra estrada, devido ao rompimento da pista causado pela última enchente, está perto de acabar. A pista de rolamentos ainda não foi reconstruída, mas um desvio de 250 metros que está sendo feito, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit), deve ser entregue até a próxima segunda-feira, quando o trânsito no local deve ser liberado, no sistema siga e pare.

— A possibilidade de entregar o acesso na 356, próximo a Três Vendas amanhã é muito pequena, visto que o local ainda não foi sinalizado adequadamente. Sem a sinalização, seria arriscado liberar o desvio. Por isso acredito que só vamos poder liberar a passagem na segunda- feira, para a segurança dos próprios motoristas que trafegam pela estrada — disse o engenheiro responsável pelo Denit em Campos Guilherme Fraga Freire, lembrando que Além do desvio em andamento, o Denit vai refazer o traçado original na BR 356. “Ainda não temos certeza de que tipo de obra vai ser feito no local onde a água rompeu a pista. O responsável pelo Denit, em Brasília, está estudando a possibilidade de construir bueiros celulares, feito isso, o traçado da rodovia vai ser mantido”.

No início do ano com o rompimento de parte da pista, a comunidade de Três Vendas ficou alagada e mais de duas mil pessoas ficaram desabrigada. Desde então, a cratera aberta na rodovia, vem obrigando os motoristas a passarem por trajetos alternativos, o que aumenta o tempo de viagem e também o consumo de combustível, proporcionando mais gastos. Quem mora nas cidades vizinhas, como Cardoso Moreira, a cerca de 4 km e está tendo que gastar mais tempo na viagem, também reclama. “Moro em Cardoso Moreira e desde que a pista cedeu, gasto mais duas horas para vir e voltar de Campos, onde faço faculdade. Os ônibus agora tem que passar por São Joaquim, o que para nós Cardosenses, é muito desgastante e oneroso”, falou Ribamara dos Santos Mota.

Martins Laje: Na outra parte da BR 356, próximo a Martins Laje, no caminho entre Campos e São João da Barra, onde parte do acostamento sobre o Canal de Cambaiba cedeu no dia 11 de janeiro, cerca de oito metros, a obra também não foi iniciada. “A obra em Martins Laje está dependendo da conclusão do projeto de drenagem. Uma equipe técnica esteve no local e o trabalho ainda não foi realizado porque não será feita ali obra paliativa, mas, um trabalho definitivo, já que o muro de Gabião é antigo, aproximadamente 30 anos e provavelmente terá que ser refeito”, disse o Engenheiro supervisor do Denit em Campos Guilherme Fraga Freire. (Rosi Santos/F. da Manha)
Rosi Santos
Fonte: TV Iraperuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário