quinta-feira, 15 de março de 2012

Secretário participa de Fórum Internacional de Cidadania Digital


Iniciativa tem a missão de promover o uso seguro das novas mídias

 Nesta quinta-feira (15/03), o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, participou do Fórum Internacional de Cidadania Digital, na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Na ocasião, foram apresentados projetos de capacitação e inclusão de crianças e jovens no universo digital, estimulando uma evolução da Cidadania Digital saudável.

No encontro, o secretário apresentou dados da pesquisa encomendada pela Seeduc ao Instituto Mapear, em dezembro de 2011. Entre os aspectos abordados está o uso da internet nas escolas da rede. A pesquisa revela que 92% dos alunos entrevistados têm acesso frequente a computador com internet. Desses, 68% acessam em casa.

-A maioria da nossa rede tem acesso à internet, mas os alunos usam pouco essa ferramenta nesse ambiente. Ao nosso ver, isso está relacionado a questão da segurança, porque ele está sendo necessariamente vigiado. Há sempre um professor acompanhando os estudantes no laboratório - afirmou o secretário.

Outro dado mostrado na pesquisa é que a falta de uso da internet por parte dos pais e a incidência de pais com baixa escolaridade, o que dificulta a orientação em casa sobre o assunto. Para Wilson Risolia, a pesquisa ressalta que o que falta é uma discussão sobre o uso seguro das novas mídias.

- Os pais encontram dificuldades para orientar os filhos seja por falta de familiaridade com o assunto, seja por baixa escolaridade. Na verdade, fala-se muito em inclusão digital, mas pouco em Educação Tecnológica. Investiu-se muito em equipamentos e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas, porém falta instrução a respeito do uso correto da internet - disse.

Em 2010, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) e Safernet, realizou uma capacitação para professores, com formação em ‘Promoção do uso responsável e seguro da internet’. Paralelamente, a Seeduc vem promovendo uma orientação pedagógica para os docentes.

O secretário de Educação ressaltou, ainda, que é preciso desenvolver um projeto de Educação Digital, que englobaria lições de segurança e privacidade, cidadania e ética digital, com palestras para grupos (escolas, professores, pais e alunos) com foco na necessidade de cada um deles, expandindo a parceria com o Ministério Público.

O procurador-geral de Justiça do MP-RJ, Cláudio Soares Lopes, parabenizou a iniciativa e destacou a importância de se discutir o uso da internet e seus reflexos.

- É importante que essa discussão esteja ocorrendo, porque é um problema que pode afetar qualquer jovem do estado. A maneira como as crianças e adolescentes estão utilizando as novas mídias é uma preocupação de todos os pais e, principalmente, dos educadores. O MP também procura estar atento a esse aspecto – destacou o procurador.

Ascom - Secretaria de Estado de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário