sábado, 3 de março de 2012

A missão de uma bailarina especial

Vitória Camacho, nascida em 02/07/2001, itaperunense de berço e paduana de registro, começa uma nova fase de sua carreira, pertencendo agora a família de bailarinos da Escola Estadual de Dança Olenewa, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Desde o ventre de sua mãe, ela tem sido preparada a viver de uma forma diferente.  Seu destino já começava a ser traçado na gravidez de sua mãe Rosemary Camacho, uma mineira que desde a sua juventude amou ballet e teve o desejo de ser uma bailarina, mas a vida lhe traçou outros caminhos, mas Deus em sua infinita bondade, a presenteou com uma menina, há 10 anos atrás que era levada a realizar seu sonho. A mãe jamais poderia imaginar que assim seria, mas Deus enviava  claros  sinais.
Não era o caso de uma pessoa que teve seu sonho impedido e fazia da filha a maneira de realizá-lo. Estava além de sua vontade, estava na vontade de uma força superior.  Ao engravidar de Vitória, aos 6 meses, devido ela se mexer muito, numa consulta com seu obstetra, Dr. Samuel, de Itaperuna, de uma forma descontraída lhe diz: “ – ela vai ser uma grande bailarina.”
Findo a gravidez, Rosi dá a luz a bela menina Vitória e recebe do médico a notícia que sua filha sofria de Frouxidão ligamentar, que é ter ligamentos muito elásticos e que para fortalecimentos dos músculos é necessário exercícios físicos.  Assim começa a história da carreira dessa pequena bailarina.
Detectado e confirmado o diagnóstico, o pediatra itaperunense, Dr. Aldo,  indica a prática de exercícios e aconselha matriculá-la no ballet, pois este a ajudaria muito.
Os pais, amigos da família do jovem bailarino Tarcísio Viana, frequentavam o mesmo clube da cidade, juntos.  Como a piscina infantil não satisfazia a pequena Vitória, Tarcísio a levava para a piscina de adultos, onde apenas segurando a menina (com apenas 3 anos) pelas costas, ele a deitava e a pimpolha, feliz e sorridente em seus braços, abria as pernas com uma elasticidade e performance de bailarina e com sua graça e beleza chamava a atenção de todos.
Tarcísio percebendo o dom da menina, também indica o ballet. Ele leva os pais e apresenta à Cecilia Lavaquial, proprietária da Academia Le Bec Fin, na cidade de Santo Antônio de Pádua. Cecília diz não poder matriculá-la, porque precisavam que esperassem que ela fizesse 4 anos, no entanto, o caso era tratamento de saúde, não dava mais para esperar e assim, com um laudo médico em mãos conseguiu seu ingresso na referida academia aos 3 anos e 7 meses, e assim foi se destacando gradativamente com sua desenvoltura .
Os pais percebendo seu talento, a incentivam muito e a inscrevem na Escola Estadual de Dança Olenewa, e no dia 14/02/2012, concorrendo com 21 bailarinas, apenas 4 são escolhidas e dentre elas, Vitória Camacho é aprovada, sendo a primeira bailarina paduana a conseguir essa chance.
Aqui nasce mais uma bela bailarina, com talento nato. Em entrevista em sua casa, num belo Chalé de Campelo, Vitória me diz: “ quando coloco minha roupa e subo ao palco, me sinto como Ana Botafogo.”  Disse-me também que sente muita alegria na dança, nos passos, na música e vê beleza e encantamento em tudo isso. Este é seu mundo mágico! Ao entrar na Olenewa, vislumbra-se daqui há 10 anos como uma grande bailarina e gostaria de um dia poder ser a principal do Teatro Municipal do Rio, como nossa bela bailarina Ana Botafogo, musa e inspiradora de Vitória.
Tarcísio, está matriculado na E. E. de Dança Olenewa e estudou na Le Bec Fin que já elevou 4 jovens bailarinos, sendo que destes quatro, três estão matriculados, o belo e talentoso Tarcísio é um deles, que descobriu na dança uma maneira de levar sempre consigo um sorriso marcante no rosto, uma alegria no olhar e uma missão divina a cumprir que é “tornar as pessoas, em seu cotidiano, mais felizes”. Ao dançar, Tarcísio nos revela beleza, profissionalismo, talento, paz e alegria.
Vitória Camacho, a EB Magazine parabeniza por mais essa bênção alcançada e deixa espaço aberto para o que precisar. E pedimos aos empresários e pessoas que apreciam a cultura que possam estar patrocinando dois jovens paduanos talentosos que merecem essa oportunidade de brilhar e levar o nome de sua cidade aos palcos do mundo: TARCÍSIO VIANA e VITÓRIA CAMACHO. Gravem esses nomes, ainda ouviremos muito bem sobre eles.
DEUS os abençoem!
Texto: Elcilene Borcard

Nenhum comentário:

Postar um comentário