segunda-feira, 12 de março de 2012

Da escola direto para o mercado de trabalho

Alunos recém-formados pelo Nata são contratado pelo Grupo Pão de Açúcar
Um grupo de 25 alunos recém-formados pelo C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz (NATA) já está comemorando a conquista do primeiro emprego. Esses jovens, que se formaram na primeira turma da escola, deixaram as salas de aula em dezembro passado e, três meses depois, já foram contratados pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA).
Além dos 25 já contratados, que vão trabalhar na área de perecíveis em lojas de São Gonçalo e Niterói, vários outros ex-alunos ainda estão participando do processo seletivo para o grupo. Segundo a coordenadora do NATA no GPA, Denise Narretti, grande parte dos alunos formados no ano passado já estão inseridos no mercado de trabalho.
O colégio, unidade do Núcleo Avançado em Tecnologia em Alimentos e Gestão de Cooperativismo (NATA), é fruto da parceria entre as secretarias de Estado de Educação e de Agricultura e Pecuária com o Instituto Pão de Açúcar. Os alunos saem da escola não apenas com o Ensino Médio completo, mas também com curso técnico na área de Alimentos.
A primeira turma que se formou concluiu o curso na área de Leites e Derivados. A escola também oferece o curso de Panificação, e está prevista a implementação de um terceiro curso: o de Manipulação de Vegetais.
Além de terem aulas em laboratório e em uma usina que existe na própria unidade (o terreno foi cedido pela Cooperativa Central dos Produtores de Leite – CCPL), ao longo do curso os alunos fazem 240 horas de estágio no Grupo Pão de Açúcar.
A ex-aluna Jennyfer Dayanna de Jesus diz estar ansiosa e garantiu que se sente preparada para encarar o novo desafio.
- A escola nos prepara muito bem tanto para passar no vestibular, pois o Ensino Médio de lá é excelente, como para a vida profissional, graças às disciplinas teóricas e à grande quantidade de aulas práticas que temos ao longo dos três anos de estudos. O mais legal é que a gente aplica o que aprende em sala de aula no laboratório e na indústria – revela a jovem.
Segundo ela, a escola conta com uma excelente estrutura, o que é fundamental para o aprendizado dos alunos.
- Nós temos uma usina e laboratórios, que nos permitem ver tudo na prática. É uma estrutura muito moderna, que muitas universidades não têm. Isso tudo me trouxe muito conhecimento e, com certeza, fez toda a diferença.
A ex-aluna Letícia Freitas Rocha também está na expectativa para começar o novo trabalho.
- Fiquei muito satisfeita por ter feito o Ensino Médio no Nata. Graças às aulas teóricas e práticas que tive lá, hoje consegui essa oportunidade.
Já para Jonatha de Carvalho o curso foi fundamental para que ele tomasse consciência de como funciona o mercado de trabalho.
- Graças às aulas práticas e ao estágio no Grupo Pão de Açúcar, puder ver como tudo funciona e tomei consciência da responsabilidade que temos que ter na vida profissional – disse o jovem.
Ele acrescentou que acredita que o curso técnico na área de Alimentos ainda trará muitas oportunidades a ele.
– Trata-se de um mercado que oferece muitas oportunidades, pois todos nós precisamos de alimentos todos os dias, e, muitas vezes, não nos damos conta de quantos profissionais estão envolvidos no processo, para garantir que os alimentos cheguem com a melhor qualidade possível ao consumidor.

Ascom - Secretaria de Estado da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário