A premiação aconteceu no dia 08 de março no INCAER
Marcelo Mendonça é professor de História na rede estadual e desde 1997 escreve para uma revista sobre aviação. Ele, que também é formado em Direito, acaba de conquistar o segundo lugar no Prêmio Santos Dumont de Jornalismo, realizado pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica.
“Ser premiado agora foi de muita importância, pois mostra a minha capacidade como autor, em um momento de definição do projeto ‘Guerreiros do Brasil’. Além disso, é sempre bom ver seu trabalho reconhecido, especialmente por competir em uma área fora da minha formação acadêmica”, afirma o professor que, atualmente, está em fase final de elaboração de um projeto cultural que irá, por meio de romances históricos, mostrar os 500 anos da história brasileira pelo ponto de vista dos heróis anônimos. “Em princípio, serão sete livros. Hoje, este projeto ocupa boa parte do meu tempo em pesquisas, e o primeiro livro deverá estar pronto antes da Copa do Mundo”, informa.
Esta foi a 18ª edição do Prêmio, que teve início em 1993. A primeira participação do professor foi em 1997, quando conquistou o primeiro lugar com a matéria “Mirage 2000 – O delta em estado da arte da Dassault”. Em 1999, ficou em segundo com “Continente Delta”. As duas matérias inscritas na categoria “Aviação Militar”.
“Este ano foi a primeira vez que obtive premiação na categoria ‘História da Aviação’. Isto é fruto da minha tentativa junto ao veículo para o qual trabalho, a Revista Força Aérea, de escrever o maior número possível de matérias históricas, agregando minhas áreas de atuação”, diz o professor.
A matéria premiada, “O maior dos ataques”, é sobre o ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, em dezembro de 1941, fato marcante para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
“Em 2011 completou 70 anos do ataque. Essa matéria histórica sempre me interessou pela importância do tema e pedi à editora para escrevê-la”, explica Mendonça.
Aprovado no concurso para professor em 2009, Marcelo Mendonça tomou posse em agosto do ano passado. Atualmente, leciona no Colégio Estadual Escultor Heitor Leão Velloso, em Costa Barros, e no Colégio Estadual Graciliano Ramos, na Pavuna. Para incentivar seus alunos quanto à importância da disciplina, o professor revela seus artifícios.
“Mostro a eles que todos somos importantes para a história. Ao inserir sua realidade e sua própria vida no contexto da disciplina, isso acaba por tornar a matéria mais aceitável e agradável de se estudar e aprender. Aliás, este é o objetivo principal do meu projeto, mostrar a História de uma forma diferente dos livros didáticos, por meio de romances históricos, mais acessíveis ao leitor”, afirma.
Quanto aos desafios enfrentados diariamente como professor, Mendonça é categórico ao dizer que a recompensa é boa.
“Os alunos se esforçam para estar lá, para aprender, e cabe a nós fornecer o ensino de qualidade que eles esperam. Quando ao final você percebe, por meio das avaliações, como o Enem, que eles aprenderam o que foi ensinado, que apesar de tudo eles adquiriram conhecimento, não há ponto positivo maior do que a satisfação neste momento. Uma frase que deixo para meus alunos de incentivo por tudo que passam para poder aprender é: ‘Faça valer a pena’. E estes resultados mostram que eles conseguiram”, comemora.
SEEDUC
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